O técnico Javier Aguirre afirmou nesta segunda-feira (29) que o Estádio Azteca lotado será “o grande diferencial” para a seleção mexicana na Copa do Mundo. O México não vence uma partida de mata-mata do torneio há 40 anos.
O país sedia o Mundial de 2026 ao lado dos Estados Unidos e do Canadá. A equipe disputa uma vaga nas oitavas de final contra o Equador.
“El Tri” já disputou nove partidas de Copas do Mundo no Azteca e nunca perdeu no estádio. “A grande diferença, sem dúvida, é a nossa vantagem de jogar em casa”, disse Aguirre em entrevista coletiva.
O técnico comparou o próximo jogo às sete partidas de oitavas de final que o México perdeu nas últimas quatro décadas. “A torcida, nosso grande 12º jogador como nunca antes… nos motiva imensamente”, acrescentou.
A última vez que “El Tricolor” venceu uma partida de mata-mata foi no próprio Azteca, contra a Bulgária, durante a Copa do Mundo de 1986. Aguirre participou daquele jogo como jogador. Na ocasião, a vitória levou o México às quartas de final, onde foi eliminado nos pênaltis pela Alemanha, em Monterrey.
Na edição atual, a primeira com 48 seleções, o México enfrenta o Equador nos 16-avos de final. A partida está marcada para as 19h no horário local (22h de Brasília). “Precisamos fazer uma partida quase perfeita para permanecer na competição”, afirmou o técnico.
Aguirre observou que o Equador “evoluiu demais” e é um adversário “que merece muito respeito”. A seleção equatoriana conta com jogadores de clubes europeus de elite, como Willian Pacho, bicampeão da Champions League pelo PSG, e Moisés Caicedo, meio-campista do Chelsea, da Inglaterra.
Jogos decisivos marcam a semana
Além do confronto entre México e Equador, outras seleções também buscam a classificação. A rodada do mata-mata promete emoção para os torcedores. As equipes precisam de atenção máxima para evitar surpresas e avançar no torneio.
