Há menos de três anos, os pais de Luis Díaz foram sequestrados por membros do Exército de Libertação Nacional (ELN) em sua cidade natal, Barrancas, na Colômbia. Nesta quarta-feira, 17 de junho, o atacante colombiano fará sua estreia em Copas do Mundo na partida de abertura da Colômbia contra o Uzbequistão.
Os pais de Díaz foram levados em 23 de outubro de 2023 por homens armados em motocicletas perto de um posto de gasolina. A mãe de Díaz, Cilenis Marulanda, foi encontrada em poucas horas, depois que os sequestradores a abandonaram em um carro devido a barreiras policiais montadas na cidade. Já o pai de Díaz, Luis Manuel Díaz, passou 13 dias em cativeiro.
Luis Manuel Díaz foi finalmente libertado em 9 de novembro, entregue a membros das Nações Unidas e autoridades da Igreja Católica após extensas negociações entre o ELN, o governo colombiano, a ONU e a Igreja Católica.
O ELN é muito ativo ao longo da fronteira entre Colômbia e Venezuela e nas montanhas onde Barrancas está localizada. Luis Manuel Díaz falou à imprensa semanas após seu cativeiro, dizendo que ficou quase 12 dias sem dormir e fez muitas viagens muito difíceis a cavalo e caminhadas nas montanhas.
Luis Manuel Díaz era um membro proeminente de Barrancas, treinando futebol (incluindo seu filho), o que levou a comunidade a marchar por sua liberdade. Luis Díaz usou sua própria plataforma para defender a liberdade de seu pai. Depois de marcar contra o Luton Town enquanto jogava pelo Liverpool na época, Díaz levantou sua camisa para revelar uma camiseta que dizia “Libertad para Papá” ou “Liberdade para o Papai”.
Ele também recorreu às redes sociais, implorando pela liberdade de seu pai enquanto descrevia sua miséria e a de sua família e agradecendo a todos pelo apoio. “Cada segundo, cada minuto nossa angústia cresce”, escreveu Díaz na época. “Minha mãe, meus irmãos e eu estamos desesperados, angustiados e incapazes de encontrar palavras para descrever o que estamos sentindo. Esse sofrimento só vai acabar quando o tivermos de volta em casa.”
Hoje, Luis Manuel Díaz e sua esposa ainda moram em Barrancas, onde acompanham de perto a carreira de Díaz. Em sua primeira temporada no Bayern de Munique, Díaz marcou 26 gols e deu 19 assistências, liderando o Bayern de Munique ao título da Bundesliga.
