Riacho Notícias»Notícias»Bia Kicis no Senado: projeto de lei sobre dor crônica

Bia Kicis no Senado: projeto de lei sobre dor crônica

Bia Kicis no Senado: projeto de lei sobre dor crônica

A deputada brasiliense Bia Kicis, candidata ao Senado nas eleições deste ano, chamou a atenção ao aparecer como protagonista no plenário do Senado Federal. Ela não assumiu o cargo nem foi eleita, mas esteve presente por ser autora de um projeto de lei que prevê proteção especial a pessoas com dores crônicas, como a fibromialgia.

A proposta foi defendida pelo senador Dr. Hiram, médico de profissão, que tinha Bia Kicis instalada ao seu lado durante a defesa. O senador cumprimentou a deputada “pela sensibilidade e pela pertinência de lutar por um tema tão importante que é negligenciado pelo nosso Sistema Único de Saúde”.

Ao defender o projeto, Hiram afirmou que, por meio dele, Bia Kicis consegue que pessoas com dor crônica tenham “acesso amplo e rápido ao nosso sistema de saúde”. O próprio senador sofre de dor ciática permanente e precisa de cuidados constantes para conviver com o problema sem prejudicar suas atividades diárias.

Sempre ao lado da deputada, Hiram fez elogios pela “sensibilidade de nos ajudar a fazer com que os portadores dos mais diferentes espectros da dor crônica, que nos acometem, para que eles sejam atendidos de maneira rápida no nosso sistema de saúde”. O senador também defendeu outra proposta de Bia Kicis: a criação do Dia da Conscientização e Enfrentamento da Dor Crônica.

O projeto de lei de Bia Kicis busca garantir atendimento prioritário e acesso a tratamentos para pessoas com dores crônicas, uma condição que afeta milhões de brasileiros. A iniciativa foi bem recebida por associações de pacientes, que destacam a necessidade de políticas públicas voltadas para esse grupo. A deputada, que concorre a uma vaga no Senado, tem usado a pauta como parte de sua campanha eleitoral.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →